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Nova lei desobriga salão de beleza a contratar profissionais pelo regime de empregado da CLT

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Foi sancionada pela presidência da República, no dia de ontem (27/10/2016), a chamada "Lei do Salão Parceiro" a qual passa a regulamentar uma prática bem conhecida do setor de beleza: a atuação de profissionais que trabalham como autônomos dentro de estabelecimentos e que são remunerados por comissão, sem vínculo de emprego.

A mudança é anunciada como o reconhecimento de um modelo de trabalho já amplamente utilizado nos salões de beleza e um incentivo à regularização ou formalização de um setor que reúne cerca de 2 milhões de profissionais.

Pela lei, os salões de beleza poderão firmar contratos de parceria com profissionais cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, depiladores e maquiadores, que atuarão como autônomos, sem vínculo empregatício. O texto possibilita a atuação dos profissionais de salão de beleza, agora chamados de “profissional-parceiro”, como microempresa ou microempreendedor individual (MEI).

A nova lei é um avanço na economia do setor na medida em que estabelece direitos e obrigações de ambas as partes, incentiva o empreendedorismo e garante maior segurança jurídica para um setor no qual o modelo de parceria já é uma realidade.

Os donos de salão ganham com a diminuição do risco de ações trabalhistas e também das altas cargas tributárias e sociais que o vínculo de emprego possui. De outro lado os profissionais também ganham com a regularização da profissão, o acesso ao crédito e microcrédito e a constituição de uma renda formalizada. Todos saem com vantagens!

Fidelizando clientes no salão de beleza

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Nada é mais importante em seu salão de beleza do que seus clientes. De nada adianta ter um lugar impecável, com móveis caríssimos se não possuir clientes. O essencial é fazer com que esses clientes retornem sempre e evitem migrar para a concorrência.

Existem várias maneiras e dicas para que isso aconteça, porém o mais relevante é o atendimento. Um atendimento bom e personalizado gera simpatia e também ajuda a divulgar uma boa reputação. Não deixe jamais o cliente esperando muito tempo para ser atendido, tenha uma agenda de horários organizada e flexível. Ofereça ajuda sempre que a pessoa se sentir deslocada, dê dicas, mas sempre ouça o que o cliente tem a dizer.

Depois de um atendimento bem realizado é necessário conhecer o cliente, conversar e se aproximar para estabelecer uma relação de confiança, assim será mais fácil que ele retorne sempre. Faça perguntas sobre o atendimento e ofereça melhorias. Ofertas e promoções são fundamentais para criar vínculo com clientes. Se a pessoa sentir que tem familiaridade e intimidade com certeza ele voltará mais vezes.

E não deixe de se especializar sempre, se manter atualizada e oferecer novos serviços, assim sem dúvidas seu salão de beleza irá prosperar.

Como destacar seu salão de beleza

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O mercado de beleza e estética nunca esteve tão aquecido no Brasil, segundo pesquisas realizadas pela Anabel (Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza), nos últimos cinco anos o número de salões de beleza cresceu 78%. Diante de um mercado tão promissor que a cada dia aumenta a concorrência, destacar seu salão de beleza dos demais é um obstáculo a mais que terá que enfrentar para garantir o sucesso de seu negócio.

A palavra chave para se distinguir da concorrência é o atendimento. Além de serviços qualificados, diferenciados e de altíssima qualidade, o atendimento é um fator super importante na hora de fidelizar clientes e atrair novos. A maioria dos clientes que não retornam ao salão é devido ao mau atendimento que foi prestado, tanto por atendentes, quanto por manicures e cabeleireiros. O ideal para que isso não aconteça é oferecer aos funcionários treinamento profissional comportamental, mesmo que isso custe um pouco mais no orçamento, futuramente será um ótimo investimento. É bom lembrar que um mau atendimento espanta a clientela, já um bom atendimento gera divulgação espontânea por boca a boca.

Falando em divulgação, esse é outro fator que diferencia seu negócio dos concorrentes. Uma boa divulgação traz clientes para o salão. O ideal é começar convidando vizinhos e amigos para conhecer o estabelecimento, uma inauguração pode ser uma ótima estratégia. Pedir para que os clientes recomendem seu salão também é uma grande iniciativa. Uma opção boa e barata é através de folhetos, que podem ser distribuídos pela cidade e através de mídias sociais (facebook, twitter,...), a internet é uma grande aliada, principalmente para esse ramo. Caso você não se sinta seguro em fazer esses trabalhos é recomendável que contrate uma agência especializada, em que podem sugerir melhores estratégias para divulgação e conseguir melhores resultados.

Iniciando um salão de beleza

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Depois de escolher o nome e criar a marca perfeita para o salão, chegou a hora de abrir o empreendimento. Separamos três itens essenciais para começar o negócio com o pé direito.

1ª Localização:

O primeiro passo que deve ser feito é escolher o ponto ideal, uma boa localização é fundamental para atrair clientes, e a facilidade de acesso é o ingrediente necessário para que o empreendimento seja um verdadeiro sucesso.

2º Móveis / Ambientação:

Escolher móveis adequados é mais do que necessário. Invista no conforto, procure por móveis que, além de deixar o salão bonito e requintado, ofereça qualidade e extremo conforto aos clientes. Invista também na decoração, um ambiente bem decorado chama a atenção, flores e quadros deixam o ambiente mais bonito e aconchegante. O ideal é contratar um profissional que faça esse serviço para você, ideias de pessoas qualificadas ajudam a não errar na escolha.

A iluminação também é muito importante, além de ser o mais aconselhável para a execução do trabalho, um ambiente bem iluminado passa a sensação de limpeza e bem-estar.

3º Funcionários:

Os profissionais que irão trabalhar no seu negócio é o que irão atrair clientes. Contrate funcionários de acordo com o perfil do seu salão de beleza e que atendam os clientes com o maior zelo e cuidado. Lembre-se, o profissional que faz o cliente voltar e que consequentemente o fideliza.

Como criar o logotipo perfeito para salão de beleza e estética!

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Já escolheu o nome para o seu salão de beleza e agora quer criar a marca perfeita? Você encontrou o que precisava. Preparamos dicas incríveis para criar o logotipo perfeito para seu negócio!

Uma das principais questões ao se criar um logotipo é pensar como ele pode ajudar o seu salão a se destacar neste “mundo” de competitividade de profissionais da beleza e estética e ainda passar a “mensagem” que você deseja para o seu público. Para te ajudar listamos as três principais opções para se criar uma ótima marca:

Opção 1: Utilize sites especializados em logotipos e marcas

Hoje em dia, esta tem se tornado uma das melhores opções em relação custo-benefício. São sites que reúnem designers do mundo todo disponíveis para fazer o seu logotipo ou qualquer outro trabalho de design. Você faz um breve resumo do que deseja, profissionais que “toparem o negócio” enviam propostas e você escolhe aquele logotipo que mais lhe agrada. Durante o processo você pode dar opiniões e o site garante toda a segurança da relação comercial.

A grande vantagem é ter acesso à uma quantidade enorme de diferentes profissionais, ver os portfólio deles e escolher aquele que mais lhe agrada dentre diversas opções. No entanto, uma dica é não colocar o preço da proposta muito baixo senão designers mais experientes tendem a não se interessar.

Segue uma breve lista desses sites: 99designs, logovia ou wedologos

Esses sites também podem ser aproveitados depois para criar diferentes peças gráficas para seu salão, como: folders, cartão de visitas, adesivos e etc.

Opção 2: Contratar um profissional ou agência

Contrate alguém de confiança ou uma agência especializada da sua região. Lembre-se de sempre trabalhar com indicações . Um dos problemas dessa opção é que você pode pagar caro por um trabalho ruim. Portanto, no contrato certifique-se de colocar opções de múltiplos “feedbacks” e pague metade da parcela após a entrega final do trabalho contratado. O ponto positivo é que se o trabalho da pessoa for bom e você sentir confiança, ela poderá ser muito útil ao longo do tempo (fachada, banners, folder, imagens para site e redes sociais).

Opção 3: Faça você mesmo!

É a menos aconselhada mas se você tem o minimo de conhecimento e está contendo gastos é totalmente compreensível. Uma sugestão é utilizar tipografias e fontes de letras, sem a necessidade de um logotipo ou uma marca propriamente. Para isto utilize a ferramenta do Google para fontes de letras. E, claro, solicite ajuda daquele primo ou amiga que entende do assunto e pode dar o “tapa final”.

Dicas finais

Lembre-se de solicitar um manual de identidade da marca e arquivo do logotipo em diversos formatos e tamanhos. Se não fizer isso logo depois do trabalho realizado fica o risco de não ter acesso à eles nunca mais.
Seja simples, utilize cores, aposte nas letras/tipografia e fuja do obvio (mas nem tanto, afinal seja simples).
Espero ter ajudado você à criar uma marca bacana. Se quiser ter acesso a dicas de como fazer a gestão do seu salão, segredos de marketing s e outras novidades do mercado de beleza e estética profissional deixe seu email ao lado.

Se tem alguma dúvida por favor deixe seu comentário e se este post te ajudou retribua compartilhando! =)